Este é o único trecho da Bíblia que fala de Jabez.Mas quem, afinal de contas, quem foi esse homem que, embora minimamente, recebeu destaque no Grande Livro da Verdade?
Jabez foi um descendente de Judá, que, lá atrás, em Gêneses, sabemos ser um dos filhos de Jacó e Lia.A Bíblia não apresenta seus genitores, somente diz que ele foi mais ilustre que seus irmãos, aqui entendendo-se por irmãos aqueles que pertenciam à mesma linhagem.
O capitulo 4 trataria tão somente da descendência de Judá, uma vez que o Livro de Crônicas é um livro histórico, que aborda fatos semelhantes aos retratados em Reis e Samuel.
Parece-me que, em meio a toda a descrição ( fulano filho de beltrano, filho de cicrano...), foi necessária a pausa para dizer ' Jabez foi mais ilustre' . Havia algo especial neste homem. Foi mencionado, e qualificado.
Ele recebeu este nome da mãe, que disse: ' com dores dei-lhe a luz ' ( vs.9c).Mas é no versículo seguinte que entendemos que ele era considerado digno e ilustre também por Deus.
Ora, Jabez não pediu riqueza, não pediu bens, nada disso. Tão somente pediu a) a bênção de Deus, b) o alargamento de suas fronteiras ( aqui não são bens materiais, terras, são a representação da posse espiritual, como Josué disse ' Eu e minha casa serviremos ao Senhor' - é um ato profético, invisível, como se decretássemos que não só nós, mas todos os nossos serão alcançados pela Graça Redentora de Deus.), c)a preservação contra o mal e d) a ausência de aflições.
Pronto!
Para que mais?
Jabez foi atendido em seus pedidos. Deus não achou nele motivo para não ser abençoado.
Mas Jabez fez a diferença. Ele olhou pro Alto. Ele buscou a Deus. Ele clamou, ele orou.
'Pedi e dar-se-vos-á' (Mt.7:7)
Eis a prova maior de que Deus atende às nossas orações.