Construiu,pois, Salomão a Casa do Senhor, e com Este fez aliança.
Disse o Senhor : ' se não te desviares de mim, e nem nenhum de teus descendentes, confirmarei teu trono sobre Israel para sempre' (1 Re 9).
Mas, o tempo foi passando e a Salomão, como a todo homem, vieram as tentações.
Tomando conhecimento de toda a sua sabedoria, veio de longe a Rainha de Sabá para comprovar tanta sapiência. ( 1 Re 10 ).
Tendo vindo e visto, comprovou a maravilha, fez-lhe ofertas e também as recebeu do rei.
Salomão, entretanto, fôra tomado pela sedução de mulheres alheias à sua descendência, mulheres oriundas de outro povos, com outros costumes, e outros deuses.
E naquele tempo, o próprio Senhor havia dito ' não caseis com estas mulheres, porque perverterão seu coração quanto a seguir outros deuses.' ( 1 Re 11:1-2)
Mas Salomão deixou-se seduzir.Dentro em pouco, já fazia ofertas a deuses estranhos, causando a ira do Deus de Abraão. ( 11:9) O Senhor ainda tentou colocá-lo no caminho novamente, aparecendo-lhe em sonhos ( vs.10 ), mas Salomão parecia não ouvir mais.
De repente, Deus se indignou por completo e resolveu : ' já que não mantiveste a aliança comigo, retirarei o trono de ti e o passarei a teu servo '. ( vs.11)
Mas a misericordia de Deus foi ainda grande, e Ele resolveu que não o faria diretamente a Salomão, mas de seu filho, quando este assumisse o trono.