sábado, 27 de fevereiro de 2010

Palavras de vida.

Tanta gente sente medo, dúvida, tristeza...sente-se fraco, incapaz, impotente...
Meus amados, é comum a todo ser humano passar por situações de pesar, de angústia.Aos cristãos não é diferente.
Também nós ficamos entristecidos, receosos, enfim... a diferença é tão somente em o que temos crido.Manter o olhar pro Alto, confiar que dias melhores virão.
A Bíblia nos aconselha a lançar fora o medo, pelo intermédio do amor.O medo não vem de Deus.O temor sim.Temor a Deus é preocupar-se com o que pode suceder, caso Sua vontade não seja cumprida.Medo não.Medo é um monstro silencioso que chega de mansinho e acaba por derrubar todas as colunas de sustentação que seguram o teto das nossas vidas.
Não devemos nos preocupar se estamos sendo fortes ou fracos.Quem julga é Deus.
É na nossa fraqueza que somos fortes, porque o próprio Deus opera em nós.Deixamos de agir com nossa própria força para que Ele cumpra em nós o Seu querer.( 2 Cor. 12:10)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Salomão ( parte 4) .

Quando Deus falou a Salomão acerca da retirada do reino de suas mãos, avisou-lhe que o faria das mãos de seu filho, o qual só manteria um único reino ( dos 12 - nos fazendo relembrar as doze tribos ) , por amor a Davi, com quem o Senhor havia feito aliança.(1 Re 11:13)
Eis que, estando Davi em Edom, ordenou que todos os varões do lugar fossem mortos, mas Hadade ( descendente de Esaú ), conseguiu fugir, junto com alguns servos de seu pai.(vs.15-17)
Hadade logo estabeleceu amizade com o faraó, no Egito, que o sustentava, dando casa e terras.A benevolência faraônica era tamanha para com o homem, que o faraó deu como esposa a Hadade a irmã de sua mulher.O fato é que, sabendo da morte de Davi e de Joabe ( general do Grande Rei ), Hadade sentiu-se forte o suficiente para voltar a Edom.Começava aqui a adversidade prometida ao rei Salomão, que fora infiel a Deus.
Acontece pois que Jeroboão, filho de Nebate, um dos servos de Salomão, liderou uma rebelião contra o rei.(vs.16).O motivo fora somente o fato de que o rei tinha percebido a força e valentia do jovem, aplicando a ele todos os mais pesados trabalhos, explorando-o.Tudo isso acontecera por causa da infidelidade de Salomão para com os preceitos do Senhor.O fato é que Jeroboão poderia ter sido um grande rei, se tivesse observado os caminhos, os preceitos que Davi havia ensinado a Salomão, mas ao invés disso, preferiu o caminho da idolatria.(12:25-33)Jeroboão usou como pretexto para prostituir-se diante do Senhor, o fato de temer que o povo Lhe servisse, tornando a ser fiel a Roboão, filho de Salomão, e assim, eregiu altares para que também queimassem incenso e oferecessem sacrificios ali.(vs.25-33).
Notável,porém, é que Jeroboão quis contender contra as duas ( citadas como uma única ) tribos as quais Roboão era rei.Mas Deus manifestou-se dizendo 'não o permito' e assim foi feito. (12:24).
Quanto ao altar erguido por Jeroboão para os sacrificios, apareceu-lhe um profeta, um santo homem de Deus, dizendo que logo aquele altar seria fundido ao meio e cinza cairia dele, predizendo também o nascimento de Josias, da linhagem de Davi, o qual seria instrumento santo do Senhor.Com raiva, Jeroboão ergueu a mão contra o profeta, ordenando que o prendessem, mas imediatamente sua mão secou, sem que pudesse voltar a dobrá-la.Desesperado pela manifestação gloriosa do poder do Deus Altíssimo, implorou ao profeta que lhe favorecesse ante a Deus, pedindo por sua mão.E assim fez o homem.Jeroboão pediu-lhe que comesse e bebesse em sua casa, mas o profeta disse que não o faria, por ordem de Deus.E foi-se.Por outro caminho.(13:1-10)
Em suma, encerra-se aqui a história de Salomão, porque de aqui adiante, tratam-se de outros reis, alguns grandes, pela Mão de Deus, outros menores, pela prostituição espiritual e idolatria, e mais alguns que sequer foram mencionados.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Salomão (parte 3)

Construiu,pois, Salomão a Casa do Senhor, e com Este fez aliança.
Disse o Senhor : ' se não te desviares de mim, e nem nenhum de teus descendentes, confirmarei teu trono sobre Israel para sempre' (1 Re 9).
Mas, o tempo foi passando e a Salomão, como a todo homem, vieram as tentações.
Tomando conhecimento de toda a sua sabedoria, veio de longe a Rainha de Sabá para comprovar tanta sapiência. ( 1 Re 10 ).
Tendo vindo e visto, comprovou a maravilha, fez-lhe ofertas e também as recebeu do rei.
Salomão, entretanto, fôra tomado pela sedução de mulheres alheias à sua descendência, mulheres oriundas de outro povos, com outros costumes, e outros deuses.
E naquele tempo, o próprio Senhor havia dito ' não caseis com estas mulheres, porque perverterão seu coração quanto a seguir outros deuses.' ( 1 Re 11:1-2)
Mas Salomão deixou-se seduzir.Dentro em pouco, já fazia ofertas a deuses estranhos, causando a ira do Deus de Abraão. ( 11:9) O Senhor ainda tentou colocá-lo no caminho novamente, aparecendo-lhe em sonhos ( vs.10 ), mas Salomão parecia não ouvir mais.
De repente, Deus se indignou por completo e resolveu : ' já que não mantiveste a aliança comigo, retirarei o trono de ti e o passarei a teu servo '. ( vs.11)
Mas a misericordia de Deus foi ainda grande, e Ele resolveu que não o faria diretamente a Salomão, mas de seu filho, quando este assumisse o trono.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Salomão ( parte 2 ).

Naquele tempo, dependendo da situação, cabia aos reis o julgamento de questões do cotidiano servil.
Eis que vieram a Salomão duas mulheres, contendendo sobre quem haveria de ser a mãe de uma determinada criança.(1 Re 3: 16)
Vendo que o impasse não se resolvia, chamou um dos seus servos e pediu que, com espada, partisse o menino ao meio, e desse metade a cada uma das mulheres.(vs.24 e 25).
Porém, o amor materno, o verdadeiro amor, aguçou-se no coração da verdadeira mãe da criança, que protestou imediatamente, declarando que desse seu filho vivo à outra. (vs.26).
Enquanto esta suplicava pelo filho vivo, ainda que não consigo, a outra dizia: Nem meu, nem teu ! (vs.26c).
Vendo isso, o rei ordenou que fosse entregue a criança àquela que implorara pela vida do menino, dizendo: 'Esta é a sua mãe.' (vs.27).
A justiça de Salomão foi conhecida por todo o Israel, que reconhecia nele a sabedoria de Deus.
Sua sabedoria, vinda do Alto, o fazia o mais sábio de todos os homens ( 1 Re 4:31), e de todos os povos vinha gente para ouvir-lhe.(vs.34)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Salomão ( parte 1 )

Salomão foi um dos grandes reis de Israel.Filho de Davi, reinou de 973 a 933 a.C.
Salomão poderia ter pedido riquezas, mulheres,poderia ter pensado somente em si, e ter-se desviado do amor de Deus.Porém, todas as noites, clamava ao Senhor que lhe concedesse sabedoria.
Só isso.Foi tudo o que pediu.( 1 Re 3:5-9)
A oração, o pedido de Salomão agradou sobremaneira a Deus, que disse ' Tu poderias ter pedido mais: riqueza, longevidade, morte aos teus inimigos...' ( vs.11)
A oração tocou o coração de Deus.E pela simplicidade, pela sede em entender e fazer o que era justo, Ele concedeu o pleito, conforme pedido, e ainda acrescentou tudo o mais que julgava necessário.(vs.12 e 13).
Aqui, vemos os primórdios do trecho ' Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus, e as demais coisas vos serão acrescentadas'(Lc 12:31).
E assim, o grande rei foi capacitado para a realização de grandes atos.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Por que os perversos prosperam?

Sempre me perguntei isso.E sempre fui questionada quanto a isso, por alunos no discipulado, a alguns anos atrás, por familiares, amigos...
A Bíblia,porém, está cheia de explicação para o questionamento.
Primeiramente, lutar contra a perversidade, em si só, já seria difícil.Mas lutar contra a perversidade, frente à frente com o perverso personificado, o nosso semelhante, é o que aprimora a nossa fé, a nossa obediência.
Não é para o perverso que há a prosperidade, mas para o justo que vem a prova.
É atentar para os mandamentos da Lei, amando ao próximo, odiando o pecado, mas amando o pecador.
É comum ver pessoas interpretando de maneira distorcida o Salmo 10, onde o justo começa duvidar se Deus realmente vê sua dificuldade, e se realmente vai prestar-lhe socorro.(vs.1)
Entretanto, é justamente nessas horas que Ele está mais perto de nós.Quando,por exemplo,Marta, irmã de Lázaro, dizia: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias' (Jo 11:39b), ela estava cheia de dor, por ter perdido o irmão.E também, no seu íntimo, sentia uma nesga de tristeza por Jesus ter-se demorado tanto.Era o seu momento de dor, de dúvida quanto a estar Deus observando e intercedendo.
Jesus, porém, ordenou que abrissem o sepulcro e operou o milagre que fez Lázaro ressuscitar.(Jo 11:43-44).
Da mesma forma, na peleja, quando Davi fora sozinho, enfrentar o gigante, sua mão foi guiada por Deus para a vitória.Eram tantos os inimigos...(1 Sm 17:41-51).
E ainda, em Sodoma e Gomorra, quando as duas cidades foram destruídas, somente os eleitos de Deus foram poupados.
A Bíblia ainda diz, claramente: ' ...anda pelos caminhos que satisfaçam ao teu coração...sabe,porém, que de todas estas coisas,Deus te pedirá contas.' (Ec.11:9)
Deus é o mesmo sempre.Ele nos ama, e não tem interesse em nosso sofrimento.
A nossa segurança quanto à proteção e ação de Deus, nos protegendo, está aqui:
' porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei;pô-lo-ei a salvo,porque conhece o Meu nome.Ele me invocará, e Eu o responderei;na sua angústia, estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei...' (Sl.91:14-15)
Portanto, não são aos perversos que temos que olhar, mas à Cristo.
Os perversos são apenas instrumentos que Ele utiliza para que possamos nos depositar, confiar e esperar inteiramente no Seu cuidado, o único que é perfeito e eterno.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

E não nos deixeis cair em tentação.

Tentação:do grego 'peirasmos'.
Palavra que significa prova, teste,experimento, tentativa.
À luz da Bíblia, Deus não nos tenta.(Tg 1:13)
A tentação vem pela nossa própria conduta.A Bíblia diz, claramente, que somos nós que nos permitimos ser tentados, pela nossa cobiça, para satisfazer nossos desejos.(Tg 1:14)
Toda situação que nos fará melhores, chamamos de provação, e esta sim, pode ter origem divina.Todavia, as situações que envolvem o pecado, fazendo com que nos envolvamos com ele, estas sim, são as tentações, e de forma alguma procedem do Alto.
Jó foi provado quando perdeu tudo o que tinha, mas foi tentado, quando seus amigos e esposa o aconselharam a amaldiçoar Seu Deus e morrer.
E é assim que vivemos até hoje, e viveremos até a volta do Rei, em glória.
Temos que estar sempre vigilantes (Mt 26:41), para que não caiamos na tentação, pecando contra Deus, que é o autor e consumador da nossa fé.
"Abstende-vos de toda forma de mal" (1 Ts 5:22).

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Confiar.

Verbo transitivo indireto.Quem confia, confia em alguma coisa, ou alguém.
A Bíblia está repleta de trechos benditos onde nos orienta a confiar.A confiar em Deus.Essa confiança nos remete à fé, a descansar diante de nossos problemas.Moisés confiou em Deus, quando lhe mandou pegar a vara para transformá-la em serpente (Gn 7:8-10), quando tocou nas águas do Nilo e este se tornou em sangue (Gn 7:14-25), quando proferiu as pragas; Abraão confiou em Deus quando este lhe ordenou o sacrifício do único filho ( Gn 22), e antes disso, quando este lhe revelou que seria pai (Gn 15).São muitos os exemplos de confiança.
Todos, obviamente, implicam na possibilidade iminente da perda, do fracasso.Mas ai, se houver essa nesga sobre nós, já nao mais seria confiança.Sim,porque quem confia, entrega.Confiar em Deus denota fé, e que fé fraca seria a nossa se agissemos de maneira a entregar nosso problema e ficarmo0s o tempo inteiro indo 'checar' se está na fila da bênção?
É maravilhoso poder sossegar nos braços de Deus.Sentir o calor do colo de Pai que Ele nos oferece.
Se você não fez isso ainda, experimente...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sonhos.

José, filho de Jacó, era um homem agradável aos olhos do Senhor, que lhe deu o dom da interpretação de sonhos.(Gn.40,41)
A Bíblia nos assegura, em seus escritos santos, que situações semelhantes se estendem aos dias atuais.
'E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. (Joel 2:28-29)'
Mas como termos a certeza de que os sonhos que temos são de Deus?Como aprendermos a ter o discernimento necessário para a identificação do que é santo, real, profético, para o que não é ?
Uma vida consagrada, depositada no altar, é a chave para abrir a porta que guarda esse segredo.
Mas então, entramos em dois terrenos áridos: o pecado e a fé.
Todos nós temos fé.O problema é que o pecado nos engana de tal forma que nos faz duvidar dela. Ou melhor: não nos faz duvidar, mas nos constrange, e nossa vergonha nos deixa tímidos diante de Deus, de modo que nos recusamos a acreditar que pedindo, ele nos perdoa, nos cura, nos liberta e nos faz mais que vencedores.
Sendo assim, concluo que para sabermos se os sonhos que temos são proféticos ou revelacionais, precisamos analisar primeiro a nossa vida, se estamos libertos do pecado e com nossa fé voltada para o nosso Redentor, Cristo Jesus.Lembrando que tudo é para o engrandecimento do Senhor, nunca nosso.Somos meros instrumentos de Sua santa vontade, e toda honra e toda glória devem ser dadas à Ele.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Eis-me aqui!

Olá! Sou blogueira há pouco mais de dois anos, este é meu quarto blog.Atualmente, mantenho o 'Borboleta' atualizado, onde exponho o que sou, o que penso, o que sinto...
Agora, criei este outro blog para o aprendizado, a partilha de informações bíblicas.Aqui vou expor meu entendimento, minhas dúvidas..comentar acerca de músicas cristãs, enfim, esse é o blog espiritual da Borboleta..rs
Primeiramente, quero justificar o por quê do nome do blog 'Atalaia'.
No livro de Ezequiel,capítulo 33, a palavra aparece algumas vezes, sendo o próprio um destes.
A função de um atalaia é vigiar, para verificar a chegada de coisas ruins e imediatamente comunicar aos demais pares, a fim de poupar-lhes a vida.
Deus nomeou a cada um de nós, atalaias dos tempos atuais.
Para que?
Para que possamos ouvir Sua santa Palavra e transmití-la àqueles que não tiveram a oportunidade de participar do grande Conhecimento.
É dever, obrigação de um atalaia vigiar e transmitir informação aos seus.
A Bíblia alerta, pela boca do próprio Deus:
'Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, este foi abatido na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia.' (Ez 33:6). Portanto, que eu possa aprender aos pés de Cristo, como Maria, irmã de Lázaro o fez, e transmitir, também aqui, essa comunhão.
Eis-me aqui, Senhor!